top

Blog

Artigos sobre Mobile Marketing e Conectividade


SMS: Invenção à Popularidade

Monday, November 10, 2014



SMS ou “Short Message Service” é traduzido em Português como o "Serviço de Mensagem Curta". O SMS é um simples método de comunicação eletrônico que trafega mensagens de texto entre aparelhos celulares e outros dispositivos.

O SMS foi criado por Matti Makkonen, engenheiro finlandês, no final dos anos 80, com o objetivo de suportar a tecnologia GSM. A ideia surgiu no ano de 1984 durante uma conversa entre Makkone e dois colegas em uma pizzaria em Copenhagen.

Makkone focou seus objetivos em desenvolver uma forma de comunicação simplista que permitisse que aparelhos celulares pudessem receber mensagens mesmo quando estivessem desligados ou fora da área de cobertura. Na época, Makkonen nem sequer se preocupou em manter os documentos originais que descreviam o design e muito menos em registrar a patente da sua invenção.

A primeira mensagem a ser transmitida via SMS ocorreu em dezembro de 1992 de um computador pessoal para um telefone celular através da cobertura GSM da operadora Vodafone, na Inglaterra. De lá para cá, a difusão da tecnologia foi exponencial! Hoje, o volume de mensagens trafegadas excede a marca de 2 trilhões por ano apenas nos Estados Unidos!

Em 2008, a revista "The Economist" reconheceu Makkonen com o seu prezado prêmio de inovação.

Em termos técnicos, o SMS nada mais é do que um protocolo de comunicação que permite a troca de pequenos pedaços de informação entre aparelhos celulares. Estes protocolos são chamados "pacotes de dados" ou simplesmente "mensagens".

De forma a evitar a sobrecarga dos sistemas, que naquele tempo, possuíam muito pouca banda e capacidade de armazenamento de dados, os inventores do SMS concordaram mutuamente na padronização de 160 caracteres como o número de caracteres máximos suportados em uma mensagem. Logo depois, as operadoras de telefonia móvel adotaram os 140 caracteres como o padrão para seus usuários e 20 caracteres para controle interno de seus sistemas.

Quando uma mensagem SMS é gerada, o aparelho transmissor conecta-se ao destinatário final através da rede da operadora de telefonia móvel. Fazendo uma analogia, é como se o canal das operadoras fossem uma avenida por onde o SMS trafega. Devido à mensagem trafegar através do sistema das operadoras, o aparelho do destinatário não necessita estar ligado ou dentro da área de cobertura para que receba a mensagem mais tarde, uma vez que o SMS é armazenado no centro de operações, o SMS Center, até que o celular do destinatário final esteja disponível para receber a mensagem. Uma vez que o download da mensagem é realizado para o aparelho, o conteúdo do SMS é armazenado no SIM Card (aquele pequenino cartão que fica dentro do aparelho) até que o destinatário apague a mensagem.

O SMS pode ser utilizado para enviar mensagens entre duas pessoas e também para comunicados corporativos diversos como: comunicação com funcionários, distribuição de conteúdo promocional para clientes e até mesmo para notificar pessoas sobre disparo de alarmes, notícias de trânsito, confirmação de transações bancárias, autenticação de dados, entre muitas outras aplicabilidades.

Durante a expansão do uso de celulares pelo público em geral, as operadoras de telefonia móvel não prestaram muita atenção na tecnologia SMS. Ao invés disso, focaram em serviços de voz, navegadores e aplicações WAP (Wireless Application Protocol).

O SMS se tornou popular entre os jovens, devido às mensagens serem muito mais baratas do que o preço minuto de voz. Com o passar do tempo, a tecnologia do SMS foi adotada por outras faixas etárias da população. O interessante é que o SMS abriu portas para os jovens, que com sua criatividade foram eficientes ao utilizar a limitação dos 140 caracteres com abreviações de palavras. O SMS também abriu portas para soluções digitais como o Twitter serem lançadas e incorporadas ao mercado com grande aceitação.

O SMS possui muitas vantagens… Entre dois aparelhos, o mesmo pode ser mais discreto quando comparado a outros tipos de comunicação, sendo a forma ideal para comunicações mais privativas. Na grande maioria dos casos, você também leva menos tempo para escrever uma mensagem de texto do que fazer uma ligação ou compor um e-mail. O SMS pode ser enviado e recebido a qualquer hora e em qualquer lugar. A tecnologia é superfácil de usar e disponível em 100% dos telefones celulares produzidos hoje em dia.

O SMS se tornou indispensável. O mesmo ajuda milhares de pessoas ao redor do mundo a se comunicarem devido à sua simplicidade, baixo custo e disponibilidade. Hoje, o SMS é utilizado em larga escala pelos mais variados tipos de empresa e como parte essencial de estratégias de comunicação.

Compartilhe este artigo!

Comentários